Uma baixa pressão – sistema que concentra umidade em uma área, ajuda a formar e favorece a chuva – deverá se formar no Estado ao longo desta sexta-feira (10), seguida da aproximação de uma frente fria durante o fim de semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), particularmente, o centro-leste e nordeste do RS, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, serão afetados.
Até segunda-feira, há chance de um volume de chuva superior aos 300 milímetros na área da Capital, o que coloca as regiões de cheia em alerta. O risco de deslizamentos é considerado alto, assim como um novo extravasamento de rios.
— Teremos um sistema bastante semelhante ao que causou toda a chuva da semana passada. Não significa que seja igual, mas a tendência é que também tenha um sistema meteorológico chamado frente estacionária atuando no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Novamente, os maiores acumulados devem ficar na Metade Norte — afirma Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Segundo a Climatempo, nesta sexta, também deverá atuar sobre o Estado o corredor de umidade vindo da Amazônia — o que amplia as nuvens de chuva — e o bloqueio atmosférico que impede a frente fria de avançar para o Sudeste.
O amanhecer desta sexta e boa parte do dia serão de sol e tempo firme na Região Metropolitana e Capital, onde a temperatura varia de 14°C e 20°C. A chuva deve chegar em Porto Alegre já no fim da noite e pode ser volumosa, chegando a 60 milímetros, o que corresponde a metade da média do mês inteiro de maio.
Deve ser um dia chuvoso no Centro, Norte, Serra, região dos Vales, Campanha e Sul.
Maiores volumes de chuva previsto para esta sexta (10)
120 mm
São José dos Ausentes
Cambará do Sul
Bom Jesus
Vacaria
Canela
Gramado
São Francisco de Paula
Caxias do Sul
Farroupilha
Flores da Cunha
Nova Petrópolis
72 mm
Erechim
Lagoa Vermelha
Arvorezinha
Frederico Westphalen
Passo Fundo
Palmeira das Missões
Getúlio Vargas
Marau
Não Me Toque
Panambi
Cidreira
Torres
Xangri-lá
Tramandaí
Capão da Canoa
Arroio do Sal
Fonte: Cimatempo