A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) irá analisar um projeto de lei que propõe a criação do Dia Estadual dos Legendários, destinado a homenagear um movimento cristão voltado para o desenvolvimento pessoal e espiritual de homens. A proposta, de autoria do deputado estadual Enes Cândido (Republicanos), aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça para iniciar sua tramitação.
De acordo com o projeto, a data seria comemorada anualmente em 23 de julho. Na justificativa, o parlamentar destaca que o movimento Legendários tem se expandido no Brasil e no exterior, estando presente atualmente em pelo menos dez estados brasileiros e reunindo mais de 10 mil participantes.
Segundo Cândido, uma das atividades simbólicas do grupo em Minas Gerais são as caminhadas e ascensões a montanhas, que representam o esforço contínuo pelo aprimoramento pessoal e espiritual. O deputado ressalta ainda que o movimento busca fortalecer valores como integridade, responsabilidade e compromisso.
O parlamentar também mencionou que os Legendários já atuaram em ações de ajuda humanitária, como durante as enchentes que atingiram Belo Horizonte e Raposos em 2020, e mais recentemente no Rio Grande do Sul, em 2024. “Com a instituição desta data, buscamos reconhecer e valorizar a contribuição do movimento para o fortalecimento dos laços familiares e comunitários”, afirmou.
Em paralelo, tramita na Câmara Municipal de Belo Horizonte uma proposta semelhante para a criação do Dia Municipal dos Legendários, também em 23 de julho. O projeto foi protocolado pelo vereador Wanderley Porto (PRD), que integra o movimento. De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa oficializar o impacto positivo das ações desenvolvidas pelo grupo na capital mineira e incentivar a continuidade de seus projetos.